Custom Search

terça-feira, 15 de março de 2011

Tutorial - Instalação de Actualização (ou de Reparação)

Desde já peço desculpa pela demora em lançar nova informação no blog, mas espero conseguir dar mais atenção a este blog a partir de agora.

Conforme expliquei no tópico de comparação dos 2 tipos de instalação do Windows 7, uma instalação de actualização ou reparação do sistema operativo poderá trazer benefícios e acima de tudo, sem os inconvenientes de uma instalação completa. Este tipo de instalação pode ser realizado com um DVD de instalação completa ou com um DVD de actualização do Windows 7.

Note que, apesar de este tipo de instalação não alterar ficheiros e programas, é SEMPRE boa prática informática ter backups dos seus dados pessoais antes de realizar um passo destes.

Além disso, siga as instruções que o próprio Windows dá no Relatório de Compatibilidade a respeito de drivers e programas que podem trazer incompatibilidades durante a instalação de actualização. De acordo com o recomendado, actualize ou desinstale programas de terceiros que podem trazer problemas à instalação.

É SEMPRE boa prática desinstalar antivírus e outros softwares de segurança antes de fazer esta instalação, MESMO que o Relatório de Compatibilidade não o mencione como incompatível. Uma das maiores causas de falha na actualização/reparação é exactamente a presença de antivírus, anti-spyware e anti-mallware durante o processo.

Postas as informações, vamos ao processo de instalação em si. Este tipo de instalação pode ser executado a partir do sistema operativo.



- Instalação de actualização (ou de reparação) do Windows 7

1 - Insira o DVD para surgir o quadro de instalação. Clique em Instalar Agora.

O link para as Informações Necessárias não é mais do que um texto onde é explicado muito do que já aqui disse, como a diferença entre as instalações.

2 - O quadro seguinte pede a instalação de actualizações automáticas conforme a necessidade antes da instalação de reparação. É aconselhável seguir o Recomendado.

As actualizações automáticas permitem corrigir falhas de segurança e actualizar o Windows e os drivers dos componentes do computador

3 - Também nesta instalação é necessário aceitar os termos de licenciamento. Marque o visto e clique em Seguinte.

Se quiser fazer o que mais ninguém faz neste tipo de quadros, leia os termos na sua totalidade. Vai descobrir que não comprou o Windows mas comprou apenas a permissão de utilizar o Windows (uma licença).

4 - Aqui está o quadro que mais importa. As diferenças entre estas duas opções foram explicadas em post anterior. Vamos seguir a opção Actualizar.

Se a opção de Actualizar não estiver activa, isso poderá indicar que o DVD não é compatível com a instalação já feita ou que existe um problema que não pode ser resolvido apenas com esta opção.

5 - A instalação propriamente dita inicia agora. A diferença entre esta instalação e a outra é que a instalação de actualização (reparação) inclui um passo de recolha e posterior transferência de ficheiros, definições e programas para que não perca nenhuma informação.

Durante esta parte, o computador reiniciará várias vezes.Visto que ainda tem o DVD no leitor, poderá surgir no arranque do computador uma frase que indica que pode arrancar pelo DVD. Se essa informação surgir, deixe a mensagem desaparecer, não prima nenhuma tecla.

Esta é a parte mais morosa de todo o processo de instalação

6 - Depois da instalação, verá que o computador está a ser preparado para ser utilizado quando surgir este quadro.

Já falta pouco para ter novamente (ou pela primeira vez) o Windows 7 a funcionar

7 - Agora na fase de configuração, surge o quadro de inserção da chave de produto que vem na caixa do DVD. Clique em Seguinte depois de inserir a chave.

Escreva a chave em minúsculas. Elas serão automaticamente colocadas em maiúsculas. Também não precisa colocar os traços. Se tiver ligação à internet, deixe a activação automática ligada.

8 - De seguida, active as Actualizações Automáticas. Siga o Recomendado.

As actualizações permitem manter o computador em bom estado e livre de riscos de segurança.

9 - Neste quadro, verifique se está tudo bem com o fuso horário e a hora. Clique em Seguinte.

Normalmente não precisa alterar nada neste quadro. Se tiver desregulado, é possível que tenha um problema na pilha da motherboard.

10 - Se tiver ligação à internet, verá este quadro que define qual o tipo de rede que se aproxima do seu. Na grande maioria das vezes, irá escolher Rede Doméstica. Isto ajuda o sistema a definir parâmetros de rede.

Este quadro surge sempre que é detectada uma nova rede e é feita uma tentativa de ligação a ela.

11 - Caso seleccione uma rede doméstica e o Windows detecte um grupo doméstico activo, terá imediatamente a possibilidade de se ligar a ele. Poderá partilhar pastas e até mesmo impressoras. Basta que coloque a senha de entrada do grupo doméstico.

Depois de introduzir a senha e escolher o que deseja partilhar, clique em Seguinte. Pode também Ignorar este passo.

A senha encontra-se disponível no computador que foi usado para criar o grupo doméstico, dentro de Painel de Controlo - Rede e Internet - Grupo Doméstico - Ver ou imprimir a palavra-passe do grupo doméstico.

12 - A configuração então finaliza as definições, prepara o Ambiente de Trabalho e... tem então o Windows 7 instalado ou reparado.

Sem comentários:

Enviar um comentário