Custom Search

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Instalar o Windows 7 - Instalação personalizada (completa ou limpa) vs. Instalação de Actualização (Reparação)

Como primeiro post de conteúdo, achei nada mais do que apropriado começar com uma explicação da instalação do Windows 7. Creio que continua a fazer muita confusão sobre como o fazer, qual é a melhor forma de o fazer e em que situações podemos realizar uma instalação limpa ou completa ou uma instalação de actualização ou de reparação. A seguir a este post, seguir-se-á um com um tutorial, com screenshots incluidos.

Em primeiro lugar, o melhor é explicar as diferentes formas de instalação do Windows 7.



  • Instalação Personalizada - também conhecida como instalação completa ou limpa

Esta instalação elimina todos os dados do computador e é, a bem dizer, uma instalação completa, ou seja, de raiz. O disco rígido é formatado e todos os seus dados são apagados. É então instalada a versão completa do Windows 7 ( ou outro sistema operativo).

É a mais eficaz instalação do sistema operativo, visto que não há possibilidade de conflito com software ou drivers já instalados, dado que não existem. Os únicos conflitos possíveis acontecerão com hardware, normalmente mais antigo, no seu computador.

Esta instalação só é possível realizar com um DVD de instalação completa do Windows, nunca o será com um DVD de actualização (sim, sabemos que é bem mais barato que o outro; já se perguntou porquê?). Explicaremos isto um pouco melhor mais à frente neste blog.

Quando adquirir um disco rígido novo será sempre a instalação que terá de fazer. Obviamente isto não se aplica a pré-instalações do Windows que já vem nos portáteis que se compra, onde as licenças são diferentes e os procedimentos explicados aqui não se aplicam. Esse será tema de outro tópico.

Pontos positivos:


- Instalação limpa, o que significa a instalação mais eficaz possível.

- Não existem conflitos com instalações de software ou drivers anteriores.

- O Windows será ao início o mais rápido possível no seu computador (isto até começar a enchê-lo de tralha!).

Pontos negativos:


- Terá de fazer backups de todos os seus dados, visto que serão todos eliminados. Incluímos aqui os que normalmente são necessários: ficheiros e documentos, favoritos do seu browser de internet (Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc), imagens, vídeos e dados do seu email (caso use um programa como o Outlook, o Live Mail ou o Thunderbird; caso veja o seu email numa página de internet, como o Gmail ou Hotmail não precisa de se preocupar). Terá também de ter o trabalho de copiar tudo de novo para as pastas que usa. Obviamente isto não é problema se já usa um disco externo ou outra forma de fazer backups dos seus dados, como uma segunda partição ou outra.

- Terá de instalar todos os programas novamente. Sim, vai ter de instalar tudo outra vez.

- Apenas poderá realizar a instalação completa com um DVD de instalação completa. Se comprou um DVD de actualização, irá ter problemas pelo facto da chave de produto não ser apropriada para este tipo de instalação.


  • Instalação de Actualização - também conhecida como instalação de reparação ou apenas reparação


Esta instalação tem vários objectivos e é feita quando já tem um sistema operativo instalado, seja o Windows 7 ou um anterior. Pode ser realizada com um DVD completo ou com um DVD de actualização. No entanto, normalmente não está disponível em pré-instalações do Windows, como as licenças OEM que já vem em portáteis.

Esta instalação pode ser usada quando tem problemas com o Windows 7 e quer "repor" o Windows como se o tivesse acabado de instalar, mas não quer ter o trabalho de andar a fazer backups dos dados e reinstalar o software todo (deve no entanto por uma questão de precaução ter backups dos seus dados - isto é boa prática informática independentemente da utilização que faça do seu computador). O que acontece nesta instalação é na verdade uma reposição dos ficheiros de sistema de origem sem alterar pastas consideradas do utilizador, com os Documentos, Imagens, Vídeos, etc.

Vamos dar um exemplo: não consegue fazer as actualizações do Windows Update e o erro apontado indicia uma corrupção do sistema operativo (ex: 0x80070490). Pode então optar por realizar uma instalação de reparação.

Outro objectivo desta instalação é a actualização a partir de um sistema operativo anterior, seja o Vista ou o XP. Saiba desde já que não é possível actualizar uma versão de 32 bits para uma de 64 bits e vice versa. Nestes casos, terá sempre de fazer uma instalação completa.

Note que, apesar de ser possível a actualização do XP para o Windows 7, esta actualização não é directa. É criado um ficheiro no Windows 7 chamado Windows.old onde está todo o conteúdo do Windows XP que pode ser "resgatado" (mas não a instalação de programas ou drivers, apenas ficheiros pessoais).

A actualização a partir do Windows Vista é directa, mas é preciso saber que versões do Vista permitem actualizar para que versões do Windows 7. Além disso, podem acontecer conflitos com programas e/ou drivers incompatíveis com o Windows 7, que podem requerer a sua actualização ou desinstalação.

A seguinte informação é baseada em informação oficial da Microsoft no seu site:

Windows Vista Basic - actualizar para Windows 7 Home Premium e Ultimate
Windows Vista Home Premium - actualizar para Windows 7 Home Premium e Ultimate
Windows Vista Business - actualizar para Windows 7 Professional e Ultimate
Windows Vista Ultimate - actualizar para Windows 7 Ultimate

Pontos positivos:

- Não é necessário efectuar backups dos seus dados pessoais.

- Corrige problemas relacionados com ficheiros de sistema do Windows.

- Permite a actualização a partir de um sistema operativo anterior (Vista ou XP), mais uma vez sem alterar os seus ficheiros pessoais (mais aplicável ao Vista).

- Pode ser feita com um DVD de actualização do Windows.

Pontos negativos:

- Não é garantido que resolva todos os problemas do Windows. Poderá ser sempre necessária a instalação completa.

- É uma solução a prazo para manter o seu sistema operativo em bom estado. A boa prática informática exige uma instalação completa de vez em quando para manter um sistema operativo estável.

- A actualização para o Windows 7 a partir de um sistema operativo anterior pode trazer problemas de incompatibilidade com drivers e/ou programas.


No próximo post, mostrarei com screenshots ambos os processos, mostrando também quando usar o arranque pelo DVD ou a instalação a partir do próprio sistema operativo instalado.

Sem comentários:

Enviar um comentário