Custom Search

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tutorial - Instalação Personalizada (limpa ou completa)

Conforme já vimos no post anterior, a instalação personalizada é a derradeira solução para problemas no sistema operativo.

Para aqueles que têm o DVD completo de instalação do Windows 7 é possível então realizar esta instalação que faz parte da boa prática informática para ter um sistema operativo rápido e funcional.

NOTA: a instalação personalizada ou completa elimina TODOS os dados do seu computador. Deverá fazer cópias de segurança (backups) de todos os dados que não deseja perder. Terá também de reinstalar todos os programas que tinha instalados.

Embora seja possível começar esta instalação dentro do sistema operativo instalado (seja ele o Windows 7, Vista ou XP), a recomendação é que a instalação seja feita a partir do boot do computador.



- Arrancar pelo DVD no boot do computador

Antes de mais, é preciso verificar a BIOS para ver se o leitor de DVD está definido em primeiro lugar na lista de prioridades de arranque de dispositivos.

O computador, ao iniciar, verifica uma lista de dispositivos de dados por ordem de prioridade para ver se existe um sistema operativo para executar. Se estiver o leitor de DVD em primeiro lugar, ele vai verificar se existe um DVD no leitor e se contém o ficheiro correcto de arranque de instruções (instalação/execução do sistema operativo). Se não encontrar, passa para o dispositivo seguinte, normalmente o disco rígido e procura pelo ficheiro apropriado e assim sucessivamente.

O objectivo é que esteja o leitor de DVD em primeiro lugar, para que ele verifique o DVD de instalação do Windows antes de verificar o disco rígido e execute as instruções para iniciar a instalação. Para verificar isto rapidamente, introduza o DVD de instalação do Windows e reinicie o computador. Se lhe surgir no ecrã a frase "Press any key to boot from CD...", é porque tem o leitor de DVD em primeiro lugar e pode começar a sua instalação pelo arranque do DVD. Se voltar a entrar no Windows sem esta mensagem, é porque está o disco rígido em primeiro lugar (ou então o leitor de DVD está com problemas em ler o DVD).

A alteração na BIOS é um passo mais complexo que não aconselhamos a quem não for um utilizador experiente. No entanto, existem muitos tutoriais na internet e o próprio manual de instruções da motherboard ou do portátil ajudam a explicar como mexer na BIOS. Não iremos agora mostrar o que fazer na BIOS. Vamos pressupor que o leitor de DVD está em primeiro lugar na BIOS e está no momento de iniciar a instalação.

- Instalação personalizada (completa) do Windows 7

1 - Com o DVD inserido no leitor, reinicie o computador. Surge a mensagem já mencionada.

Terá apenas alguns segundos para premir qualquer tecla e fazer arrancar a leitura do DVD

2 - Surge o primeiro quadro que indica que o DVD está a ser lido e a instalação começou. O primeiro passo é carregar os ficheiros de instalação para a memória a fim de poderem ser executados.

Este quadro demorará alguns segundos

3 - O primeiro quadro que surge dá-lhe a possibilidade de escolher o idioma do Windows 7 e os vários recursos que estejam relacionados com essa escolha, como o idioma do teclado, o formato da hora e moeda. Clique em Seguinte.

Raramente terá de alterar alguma coisa neste quadro

4 - Agora tem o quadro de instalação principal. Clique em Instalar Agora.

Note que tem neste quadro também a opção de "Reparar o seu Computador". Caso tenha problemas com o arranque do sistema operativo ou precise fazer um restauro do sistema para uma data anterior, é esta opção que deverá utilizar.

5 - O quadro legal da praxe, onde deverá aceitar os termos da licença. Depois de clicar no botão para confirmar a sua concordância, clique em Seguinte.

Se quiser fazer o que mais ninguém faz neste tipo de quadros, leia os termos na sua totalidade. Vai descobrir que não comprou o Windows mas comprou apenas a permissão de utilizar o Windows (uma licença).

6 - Aqui está o propalado quadro. Tem a opção de Actualizar e de Personalizar (avançado). Estas opções foram explicadas no post anterior. Nós vamos seguir a opção Personalizar.

A opção de Actualizar poderá estar esbatida em certas ocasiões, pelo que nessas alturas não tem outra alternativa senão seguir a opção Personalizar. Se não fez o backup dos dados, cancele tudo (cruz vermelha no canto direito) e faça.

7 - Aqui é que as coisas se tornam um pouco mais complicadas para quem tem menos experiência. Em casos onde tem mais do que uma partição já definida, não é necessário fazer os passos abaixo. Pode simplesmente formatar a partição onde está o sistema operativo, conforme o passo 7.5. Para quem está a instalar o Windows 7 num disco acabado de comprar, é necessário seguir os passos abaixo. Basicamente aqui vamos definir como vamos utilizar o nosso disco rígido e prepará-lo para receber dados (formatação). Isto é o que vai acontecer sempre que fizer uma instalação num disco que acabou de comprar.

7.1 - Clique em baixo do lado direito, em Opções da Unidade, conforme mostra a figura.

Não clique em Seguinte sem realizar todos os passos dentro da alínea 7

7.2 - Surgirão várias opções. Visto que o disco ainda não tem partições, temos de criar uma nova partição. Clique em Novo, conforme a figura.

Considere uma partição no disco como uma arrumação, tipo um contentor, para os dados no disco. Poderá ter um "contentor" que abranja o espaço total do disco ou pode dividir o espaço em vários "contentores", partições.

7.3 - A opção que lhe surge em baixo é de quanto espaço no disco quer usar para a nova partição. Neste caso, visto ser um disco pequeno, o melhor é criar apenas uma partição com o valor total do disco. Clique em Aplicar.

Para definir mais do que uma partição, basta introduzir o espaço que deseja para a 1ª partição e fazer Aplicar. Depois clique novamente em Novo e repita o processo até ter todo o espaço em disco particionado.

Uma nota de cautela: o espaço no campo editável é definido em Mega Bytes, por isso cuidado ao escrever os valores no campo. Pode, em caso de erro, usar a opção Eliminar e apagar as partições já feitas para recomeçar a sua criação.

A opção de ter mais do que uma partição é muito interessante em discos grandes para criar partições de backup, onde pode guardar os seus dados pessoais e não precisar de andar sempre a gravar para DVD ou copiar para a pen. Serve como um disco externo, mas dentro do próprio disco. O lado negativo é que em caso de avaria do disco rígido, os dados são perdidos na mesma.
7.3.1 - Depois de ter criado as partições (ou apenas uma), surgirá uma mensagem informando-o de que o próprio Windows irá criar uma partição para o sistema. Clique em OK.

Nunca é demais realçar que antes de confirmar qualquer mensagem, deve lê-la cuidadosamente.

7.4 - Na figura em baixo está o aspecto final. Uma partição 1 reservada ao sistema, conforme fomos avisados, e uma partição 2. No caso de mais partições criadas, teria uma partição 3, e assim por diante. O passo seguinte é a Formatação.

A formatação prepara o disco para receber os dados. Isto significa que deverá formatar cada nova partição que acabou de criar. No entanto, se tiver partições adicionais já com dados e apenas deseje instalar de novo o sistema operativo, NÃO formate as partições adicionais, isso irá ELIMINAR todos os dados lá contidos.

Seleccione a partição e clique em Formatar. Repita o processo para partições adicionais que tenha criado.

A partição de sistema, de sensivelmente 100 MB, será invisível no seu sistema operativo. Obviamente, NÃO formate a partição de sistema.

7.4.1 - Para cada pedido de formatação, recebe um aviso de que os dados no disco serão eliminados. Confirme com OK. Depois de formatar a(s) partição(ões), clique finalmente em Seguinte.

Caso tenha já partições criadas, verifique sempre se o tamanho em disco é igual ao espaço livre. Se houver uma diferença grande de valores, pode significar que tem dados nessa partição. Obviamente, isso será o caso da partição onde estiver o sistema operativo que deseja formatar e reinstalar.

8 - Depois de definido como queremos organizado o nosso disco em termos de partições, o Windows passa para a cópia e instalação do sistema operativo propriamente dito.

Aguarde pacientemente. Dependendo da capacidade do seu computador, esta pode ser a parte mais morosa da instalação.

9 - Depois da instalação (4º visto) será solicitado que reinicie o computador. Visto que ainda tem o DVD no leitor, surge novamente a mensagem para arrancar pelo DVD. Não prima nenhuma tecla, permita que essa mensagem desapareça.

10 - Passa a ver o mesmo quadro, mas na fase de conclusão da instalação.

Nesta altura, não é requerida nenhuma acção da sua parte.

11 - Será solicitado novamente que reinicie o computador. Visto que ainda tem o DVD no leitor, surge novamente a mensagem para arrancar pelo DVD. Não prima nenhuma tecla, permita que essa mensagem desapareça. Ao reiniciar, verá o quadro que indica que o Windows está instalado e a preparar-se para iniciar pela primeira vez.

Aguarde, pode demorar uns poucos minutos

12 - Entrámos na configuração do Windows. O primeiro passo é definir o seu nome de utilizador e um nome para o seu computador. O nome de utilizador pode ser alterado posteriormente. O nome do computador é importante se tem vários computadores em casa ligados por rede, este nome ajudará a identificar este computador específico. Depois de definidos, clique em Seguinte.

Note também o símbolo azul em baixo à esquerda. São as opções de acessibilidade.

13 - No quadro seguinte, pode definir uma palavra-passe para entrar no seu utilizador. Se definir uma, é obrigatório inserir uma sugestão para o ajudar caso se esqueça dela. Clique em Seguinte.

É muito importante não se esquecer da sua palavra-passe. Não é possível recuperá-la (sem ser por meios menos "claros") e os dados que tem nas suas pastas pessoais poderão ser perdidos. E não vale a pena ligar para a Microsoft porque eles não vão ajudá-lo e não é difícil perceber porquê.

14 - Neste quadro, deverá inserir a chave de produto que vem na caixa do DVD de instalação. É esta chave que identifica a licença que adquiriu e só pode ser utilizada em 1 computador. Pode ignorar este passo, mas terá de a introduzir depois no sistema operativo e isso dá um pouco mais de trabalho, por isso mais vale inseri-la já. Depois de inserida, clique em Seguinte.

Escreva as letras da chave sempre em minúsculas, elas são colocadas automaticamente em maiúsculas. Não precisa inserir os traços, também são adicionados automaticamente. Caso tenha acesso à internet, mantenha a opção de Activar Automaticamente activada.

15 - Neste quadro pode definir se quer que o computador faça actualizações automáticas, apenas as importantes ou não fazer. A recomendação é, claro, fazer as actualizações automáticas. Prima a opção escolhida.

As actualizações automáticas corrigem problemas de segurança e instalam drivers mais recentes no sistema.

16 - Aqui definimos o fuso horário e verificamos se as horas e data estão correctas. Regra geral, não precisa de se preocupar com este quadro. Clique Seguinte.

O Windows 7 tem uma nova funcionalidade que pode ser de grande vantagem. Poderá (não neste quadro, mais tarde) configurar o sistema para ver mais do que um relógio em fusos horários diferentes.

17 - Se tiver ligação à internet, verá este quadro que define qual o tipo de rede que se aproxima do seu. Na grande maioria das vezes, irá escolher Rede Doméstica. Isto ajuda o sistema a definir parâmetros de rede.

Este quadro surge de cada vez que detecta uma nova rede e existe uma tentativa de ligação a ela.

18 - Caso seleccione uma rede doméstica e o Windows detecte um grupo doméstico activo, terá imediatamente a possibilidade de se ligar a ele. Poderá partilhar pastas e até mesmo impressoras. Basta que coloque a senha de entrada do grupo doméstico.

Depois de introduzir a senha e escolher o que deseja partilhar, clique em Seguinte. Pode também Ignorar este passo.

A senha encontra-se disponível no computador que foi usado para criar o grupo doméstico, dentro de Painel de Controlo - Rede e Internet - Grupo Doméstico - Ver ou imprimir a palavra-passe do grupo doméstico.

19 - A configuração então finaliza as definições, prepara o Ambiente de Trabalho e... tem então o Windows 7 instalado. Agora é tempo de instalar as actualizações pelo Windows Update e começar o trabalho de instalar as drivers dos componentes e os programas que deseja instalar.



Bem vindo ao Windows 7!

Sem comentários:

Enviar um comentário